Regras para clubes especializados
Estas regras são colocadas em prática após a aceitação por parte do ALKC para a fundação do clube de raça específica onde teremos a utilização do sistema ALKC para poder diferenciar os clubes específicos e criadores homologados como ESPECIALIZADOS na raça.
O clube deverá ser fundado por 3 criadores da raça, no mínimo, sem limite de novos associados.
Os criadores especializados devem possuir registro de afixo no ALKC, caso não tenham deverá ser efetuado pelo site e solicitado pelo coordenador/coordenadora do clube para a isenção de taxa de abertura e registro de afixo/canil.
Não existirão cargos políticos ou executivos dentro do clube, somente um coordenador/a para fazer as comunicações entre o ALKC e o clube.
O clube deve propagar a cinofilia ética e transparente sem visar lucros ou mensalidades.
Todos os criadores têm o direito de serem credenciados como criador especializado, desde que cumpram as regras do ALKC e do clube, principalmente nos quesitos MICROCHIPAGEM, DNA PROFILE, demais exames são de livre escolha pelo clube, sempre usando o critério mundial de exigências, específica por cada raça.
O canil especializado deverá possuir DNA PROFILE e MICROCHIPAGEM de todo plantel ou de futuros cães a serem registrados no ALKC.
As regras dos clubes devem ser encaminhadas no email : info@alkc.com.br para serem submetidas aos membros das Vice presidências e Diretores do ALKC, para serem homologadas e publicadas no site, só assim serão válidas.
Os clubes serão indicados em todos os meios de comunicação e divulgação do ALKC.
É vedado a utilização do nome e marca do ALKC para venda de filhotes ou comercialização de cães.
Os clubes terão livre arbítrio para realizar palestras, seminários, encontros, eventos, especializadas e sempre poderão contar com o apoio do ALKC e de seus patrocinadores, desde que não haja conflito de marcas e serviços.
Os clubes assumem o compromisso de divulgar os eventos e encontros do ALKC, eventos nacionais e regionais onde serão divulgados as premiações, títulos e os rankings de competições e esportes, bem como palestras e seminários que sejam pertinentes ao clube de raças específicas ou que venha ser de interesse dos clubes.
Os clubes deverão primar pela harmonia, companheirismo e cooperação mutua em benefício dos cães de raça pura objetivando a saúde, longevidade e bem estar animal.
Os clubes devem manter um canal de comunicação com os criadores e novos tutores para orientar e manter atualizados todas as suas ações, o ALKC dentro do possível, sempre irá propagar a divulgação dos eventos dos clubes.
Os criadores de raças específicas devem seguir as normas vigentes e leis FEDERAIS, ESTADUAIS e MUNICIPAIS sempre primando pelo BEM ESTAR ANIMAL, seguindo as diretrizes de criação e reprodução especificadas pelos CFMV- Conselho Federal de Medicina veterinária e CRMV – Conselho Regional de medicina Veterinária.
O ALKC não se responsabiliza pelas ações de clubes ou criadores que venham ofender ou deixar de cumprir os termos e regras acima, bem como reserva o direito de descredenciar criadores e canis que não respeitarem as regras descritas acima.
O ALKC irá liberar a impressão na cor preto da logomarca do clube especializado no verso do pedigree para diferenciar os criadores especializados e que cumpram as exigências mínimas de criação e exames de saúde das raças específicas. Também irá indicar no site do ALKC o clube, que por sua vez irá indicar os criadores, estes que devem estar em evidencia em igual relevância nos meios de comunicação e divulgação do clube sempre por ordem alfabética e por ordem de região.
O clube se compromete em divulgar somente criadores que atendam as normas de registro do ALKC e as homologadas pelo clube e que possuam o certificado de Criador especializado emitido pelo ALKC.
04 de Agosto de 2016.